sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Windows 8: Um novo sucesso ou possível fracasso?

Já está disponível a versão beta do Windows 8, o novo sistema operacional que a Microsoft vai lançar ainda este ano. Já sabemos das principais novidades e existem diversas opiniões. Windows 8 será um novo sucesso para a Microsoft ou não, será um fracasso como sucessor do Windows 7?
Desde que a Microsoft confirmou em 2011 o lançamento para este ano de seu novo sistema operacional, a empresa aprimora os recursos que irão equipar a sua nova plataforma. O precedente passado, o Windows 7, conseguiu cobrir os múltiplos defeitos que existiam no Windows Vista e logo ganhou a confiança dos usuários. Isso nos faz questionar se o Windows 8 será capaz de superá-lo ou será adicionado à lista de decepções da empresa de Redmond. O desafio é muito complicado, mas a empresa dos EUA vai apostar tudo. Sua nova plataforma de desenvolvimento trará como principal novidade a capacidade de executar tanto em PC como nos tablets. Até o final deste ano são esperados os primeiros tablets que integram o sistema operacional que busca nicho em um mercado dominado pelo iPhone da Apple e pelo Android, onde a demanda é crescente. De todo o modo, esperamos um bom trabalho na Microsoft, mas há vozes que predizem fracasso.
Na ZDnet pude ler um artigo crítico com o Windows 8 e as inovações introduzidas pela empresa, e que apresenta as cinco fraquezas que poderão existir na plataforma. O autor do texto observa que a sua chegada não é justificada pelas poucas inovações introduzidas sobre outros sistemas operacionais e até mesmo sobre o seu antecessor.
A interface Metro também é alvo da sua ira, pois afirma que é "feia" e "inútil". Neste ponto não podemos deixar de notar que é uma questão de gosto e de que existem usuários que acharam mudança interessante e funcional.
Por outro lado, perguntando onde estão as muitas aplicações que tiram partido do potencial do Windows 8 a Microsoft anunciou que iria promover a criação de aplicações para o novo estilo de ambiente App Store ou Android Market, mas o fato é que a poucos dias antes do lançamento de seu beta só sei uma pequena lista de aplicativos nativos e um punhado de jogos que estarão disponíveis para a plataforma. Só não se esqueça que os softwares para Windows 7 serão compatíveis com o novo sistema operacional, por isso não haverá falta de conteúdo, pelo menos na versão PC.
Em sua crítica também aponta para as supostas preocupações dos desenvolvedores e o "atraso" da Microsoft para lançar seu sistema para tablets. Sobre este último ponto, não sabemos o quanto ele pode estar certo, pois o mercado de tablets só começou a desenvolver e sabemos que todos os testes aumentarão dramaticamente nos próximos anos. Em suma, o texto é muito crítico ao sistema operacional, mas a dureza não é casual pois foi escrito por um firme defensor do Linux.

Veja mais:



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário